Sobre a EM
Eu, mulher, mentora
em -
expressa noção de lugar, indica mudança de condição, estado ou de forma...
...a lagarta se transformou em borboleta.
Sobre a Natalia
Ser mulher, ser eu
Na construção do meu processo
33 anos, paulistana que mora desde 2022 em Santa Catarina, mentora de mulheres, palestrante, engenheira civil com especialização em gestão de projetos pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em inovação, design e estratégia pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), possuo sólida experiência nestes 15 anos de construção civil, sendo mais de 12 anos na inovação, desenvolvimento de produtos e gestão de projetos na indústria matcon (materiais de construção).
A jornada feminina é repleta de desafios e conquistas únicas, na construção civil, a minha jornada não foi diferente. Desde cedo, as mulheres enfrentam expectativas e barreiras sociais, mas também descobrem uma força interior que as torna protagonistas de suas próprias histórias. Cada mulher carrega em si a capacidade de transformar adversidades em oportunidades de crescimento.
Ser protagonista da minha própria história significou tomar as rédeas da minha vida, fazendo escolhas conscientes que refletem sonhos e valores, é reivindicar o espaço por igualdade e expressão. Ao abraçar as minhas singularidades e experiências, não só moldei o meu próprio destino, mas também busco inspirar outras mulheres a fazerem o mesmo.
Essa jornada de autodescoberta e empoderamento é um testemunho da resiliência e da coragem que define a verdadeira essência feminina, a minha essência. Em cada passo, ao reivindicar minha narrativa, busco criar um futuro mais justo e brilhante para esta geração e as demais que virão.
Na indústria
Estabeleci e desenvolvi estratégias a curto, médio e longo prazo para o pipeline de produtos, como: sistema hidráulico predial (pluvial e esgoto), sistema elétrico predial, infraestrutura urbana (saneamento água, esgoto e drenagem), geossintéticos (mantas e geocelulas), irrigação, telecom (dutos e microdutos), projetos de serviço, produtos digitais, torneiras metálicas, inox e louças.
Mapeava o mercado (market share, normas e competidores), através da liderança de projetos com times multidisciplinares, cronogramas e entregáveis com base no PMBOK® e metodologia como o New Product Introduction (NPI) e Continuous Process Improvement (CPI), sendo a pessoa de referência entre as necessidades de lideranças locais e globais das empresas que passei.
Na minha atuação como especialista, de forma mais ampla, fazia parte da rotina, definir a proposta de valor do produto, escrever o escopo do projeto, montar o plano de mitigação (riscos), coletar necessidades de clientes, treinamentos com os times técnico e comercial, garantir certificados ou ensaios inerentes ao mercado local, monitorar a concorrência, legislação, tendências, utilizando as informações como base para definição de novos produtos ou manutenção de linhas já existentes. Reportava a evolução do business case em termos financeiros (faturamento, break-even, payback, GSM, ROI, TIR) garantindo os resultados esperados.
Atuei como Project Developer atendendo diferentes equipes em Latam na implantação de projetos selecionados no programa global de inovação, projetando, configurando e conduzindo experimentos sendo capaz de cumprir prazos rigorosos, dominar diferentes idiomas e reportar aos VPs Globais (patrocinadores dos times).
Dentre diversas mentorias, tive a oportunidade de ser mentorada integral e dedicada pela VP global de TI. Participaram no programa outras 50 mulheres, totalizando 13 países ao redor do mundo.
Referência em liderança, comunicação, desenvolvimento de produtos, governança e controle de projetos.